Você está visualizando atualmente Prepare-se para as despesas de janeiro.
Prepare-se para as despesas de janeiro.

Prepare-se para as despesas de janeiro.

Ano novo, vida nova, contas novas. Janeiro é o mês das despesas. Os gastos do início do ano podem fazer estragos e comprometer as finanças por vários meses.

Como se não bastassem as contas de todo mês, em janeiro surgem despesas extras como matrículas de escolas e faculdades, compra de material escolar, IPVA e IPTU. Além disso, temos a fatura do cartão de crédito que chega com as parcelas que foram feitas para bancar os presentes, festas e viagens de fim de ano.

Quem seguiu nossas dicas para controlar os gastos do final de ano, provavelmente poderá contar com o décimo terceiro salário, ou pelo menos parte dele, para ajudar nas despesas. No entanto, a maioria dos brasileiros compromete o 13º antes mesmo do Natal. Se esse é o seu caso, confira algumas dicas simples que vão te ajudar a equilibrar as finanças pessoais neste momento.

Parcele o IPVA.

Se o orçamento está apertado, o IPVA é uma das contas que podem ser deixadas para pagar a prazo.

Alguns especialistas, por sinal, acreditam que não vale a pena ficar com o bolso apertado para pagar o imposto de uma só vez se o desconto para o pagamento à vista não for maior que 8%. 

E o IPTU?

Como o valor do IPTU costuma ser baixo, vale a pena pagar à vista e aproveitar o desconto. Porém, se a situação se complicar, é possível parcelar em dez prestações.

Matrícula e material escolar dos filhos.

Geralmente não é possível parcelar a matrícula de escolas, então o jeito é tentar facilitar a compra do material escolar.

Para gastar menos, geralmente o melhor é pesquisar os produtos e comprar em diferentes lojas. Porém, para conseguir melhores condições de pagamento, compre todos os materiais na mesma loja. 

Uma renda extra pode ajudar. 

Se apertar os cintos não for suficiente, o jeito é aumentar as receitas. Assim, você pode fazer algum “bico” aos finais de semana, trabalhar com a venda de algum tipo de produto ou até mesmo desapegar de coisas que você não usa por meio de sites de vendas na Internet. 

Deixe um comentário