1. Comprar por impulso
Nem sempre é fácil resistir às tentações de consumo, mas evitar as compras por impulso é fundamental para a sua saúde financeira. Fazer uma compra sem pensar gera gastos desnecessários e pode comprometer suas contas. Para evitá-las, vale relembrar as dicas que listamos no post sobre o tema. Clique aqui para conferir.
2. Comprar parcelado de olho apenas no tamanho da parcela.
Não é porque a parcela cabe no seu bolso que a compra vale a pena, não é mesmo? Então, antes de decidir, lembre-se que o valor total vai sair da sua conta ou, pior ainda, do seu cheque especial.
3. Não pesquisar preços
Pesquisar preços é uma das formas mais simples de economizar. Com a internet, essa busca tornou-se algo muito simples e fácil de fazer. Basta não comprar no primeiro site ou na primeira loja que aparecer e pesquisar ao menos três opções.
Além disso, o simples ato de pesquisar te ajuda a evitar compras por impulso. No fim das contas, talvez você perceba que nem precisava tanto assim do que iria comprar.
4. Não ter planejamento
Controlar as receitas e despesas é fundamental. Quanto você vai ganhar no mês e quais as despesas fixas? Quais os gastos variáveis? Sem responder essas perguntas fica difícil saber como reduzir gastos e otimizar sua renda. Por isso, faça uma planilha e anote tudo.
Outra dica, é estabelecer objetivos e metas. Dessa forma, fica mais fácil manter até mesmo a motivação.
5. Desperdiçar
Na hora do aperto nas contas é natural ter mais atenção para evitar desperdício, mas esse olhar atento é um hábito que devemos valorizar sempre. O que você desperdiça hoje pode fazer falta para todos nós amanhã.